A diretora-geral do SPA Danilo Corrêa, Patrícia Carvalho, esclareceu que o vídeo apócrifo publicado por um portal de Manaus, que mostra um paciente, supostamente com coronavírus, utilizando improvisadamente uma ‘cápsula’ de sacos plásticos não foi feito na unidade de saúde. Segundo a diretora, o SPA não possui aquele tipo de cama hospitalar que aparece no vídeo e que “as imagens não caracterizam o espaço físico da unidade”.

Em nota, a gestora afirma que a os profissionais do SPA utilizam apenas os métodos de acordo com os protocolos aprovados pelo Ministério da Saúde, com comprovação científica, e sem improvisos, apesar da unidade estar no limite de sua capacidade.

A unidade estadual fica no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus e é a principal porta de entrada de suspeitos de coronavírus na região.

“Se o editor desse portal tivesse se dado ao dever de apurar o que vai publicar, evitaria a fake news”, salienta Patrícia. O vídeo não cita a fonte e circulou nas redes sociais do Amazonas.

A atitude foi repudiada pelos profissionais da unidade de saúde.

Confira a nota: