“Ano do Boi” no Instagram é o novo sticker lançado pela rede social nesta quinta-feira (11) para comemorar a chegada do Ano Novo Chinês. O evento, que tem início na próxima sexta-feira, é comemorado na segunda lua nova após o solstício de inverno, período que também marca a chegada da primavera no hemisfério norte. Além disso, o Ano Novo Chinês simboliza o início das comemorações do Festival da Primavera em toda a China. Todas as publicações com os novos adesivos são incluídas em um destaque na plataforma, que pode ser acessado ao clicar em “Ano do Boi” na linha sequencial de Stories.

Ao abrir o aplicativo Instagram e visualizar os stories, muitos se perguntaram: “quando foi que segui alguma página chamada ‘Ano do Boi’?” E do dia para noite, milhares de pessoas começaram a se questionar o que seria isso. Acontece que no dia 12 de fevereiro de 2021 começa o contestado Ano do Boi, que faz parte da astrologia chinesa.

Para comemorar, o aplicativo criou figurinhas para homenagear o ano novo chinês. Os stories que usarem os adesivos ficam incluídas em um destaque especial.

Mundo Místico

A astrologia chinesa baseia-se no calendário lunar. Esse zodíaco é formado por doze signos animais, e cada ano é regido por um animal que exerce influência das pessoas nascidas naquele ano. O ano lunar é dividido em doze meses de 29 dias e meio e o mês lunar inicia-se no dia da lua nova. Por isso o ano novo chinês começa em um dia diferente a cada ano.

Há duas versões para o surgimento da astrologia chinesa, há quem diga que ele foi criado pelo lendário Imperador Amarelo, Huang Ti, entre os anos de 2.700 e 2.600 a.C., outros dizem que a astrologia dos 12 signos animais originou-se no Tibete ou no norte da Índia, e foi importada pelos chineses junto com o budismo por volta do século VII d. C.

Conforme a lenda, o Sr. Buda antes de partir da Terra para o Nirvana mandou chamar todos os animais à sua presença. Apenas doze vieram lhe prestar a homenagem e dizer-lhe adeus. Como recompensa ele deu para cada animal presente um ano para governar na ordem em que eles chegaram: o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cachorro e o javali. Cada ano recebeu o nome e as características de seu animal regente.

Fonte: Terra