vacina para Covid-19

O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que o estado deve receber novas doses de vacina contra a Covid-19 no dia 22 de fevereiro. Com isso, o governo vai fazer uma força-tarefa para vacinar pessoas acima de 50 anos, logo após o recebimento do lote. A declaração foi dada na noite dessa sexta-feira (12), logo após uma reunião com o ministro Eduardo Pazuello, que está em Manaus.

O Amazonas vive um novo colapso no sistema de saúde, após o aumento no número de casos, internações e óbitos em decorrência da Covid-19. Até a sexta (12), 292.494 pessoas já haviam sido infectadas pela doença e quase 10 mil pessoas morreram. O estado também passou por uma crise de oxigênio e reclassificou a pandemia para a fase roxa. Os serviços não-essenciais seguem fechados e um toque de recolher noturno está em vigor até este domingo (14).

Em um post nas redes sociais, o governador disse que a ação vai fazer parte do Plano de Aceleração da Vacinação na Amazônia que, inclusive, vai começar pelo estado.

Segundo o ministro Eduardo Pazuello, a mobilização do trabalho de vacinação será coordenada pela Prefeitura de Manaus e dos municípios, com o apoio do Governo e de órgãos de saúde, da segurança e defesa civil, entre outros.

“Já estamos tratando com o ministro da Defesa e nós vamos trabalhar para que possamos reunir todas as equipes para capacitar e distribuir a missão por área, para que a prefeitura mantenha os postos fixos de vacinação e postos móveis, alcançando a todos. A estratégia é atingir as partes mais distantes de Manaus, aí entra a coordenação logística do comando e controle”, explicou.

Desde o dia 18 de janeiro, o Amazonas já recebeu mais de 555 mil doses de imunizantes contra o coronavírus. Na primeira leva foram 282.320 mil doses da CoronaVac, usadas para imunizar os profissionais da área da saúde. Já no dia 23, foram 132.500 mil unidades da vacina da Astrazeneca/Oxford, que estão sendo aplicada nos idosos. No dia 25, foram mais 44.600 mil doses da CoronaVac e no dia 2 de fevereiro, mais 96,2 mil vacinas.

Segundo dados parciais do Programa Nacional de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (PNI/FVS-AM), 193.589 doses de imunizantes já foram aplicadas em todo o estado até a sexta-feira (12), sendo 188.698 de primeira dose e 4.891 de segunda dose. Em Manaus, segundo a Prefeitura, mais de 108 mil vacinas já foram aplicadas, sendo 104 mil de primeiras doses e quase 4 mil da segunda. Segundo a secretaria de saúde do município, o estoque restante é de 38 mil doses.