O zoológico do Tropical Hotel, localizado na zona oeste de Manaus, encerrará as atividades após todos os animais serem destinados. As informações são do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O órgão estadual, que notificou o empreendimento no dia 2 deste mês, acompanhará a destinação dos mais de 200 animais que vivem no local.
Ao todo, 234 animais serão destinados para outros empreendimentos em Manaus, que estão autorizados a receber, ou para outros estados.
A definição de destinar os animais a outros locais foi baseada no pedido do próprio zoológico, após notificação do Ipaam.
De acordo com o gerente de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, o Instituto está aguardando o plano de destinação do Tropical, mas o órgão já está articulando com alguns empreendimentos, licenciados aqui no Estado, que tenham condições de receber estes animais.

“A prioridade é que esses animais permaneçam aqui no Estado, uma vez que esta é a área de distribuição geográfica deles. Não havendo vagas para os mesmos, iremos buscar zoológicos, criadouros e mantenedores em outros estados”, disse.
Garcia explicou ainda que, dos 234 animais que estão no local, a maioria já apresenta destinação para empreendimentos licenciados, tanto pelo Ipaam quanto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e que os animais que continuarem no zoológico, até sua destinação final, ainda receberão a atenção e os cuidados necessários.
O Ipaam tem acompanhado o caso desses animais desde a suspensão das atividades do hotel e esteve monitorando o empreendimento para assegurar a condição de vida das espécies.
Durante todas as visitas de monitoramento do órgão, foram constatados que todos estavam sendo alimentados e mantidos adequadamente.
* Com Informações da Assessoria
Leia também:
- Homem perde pai e mãe no mesmo dia por falta de oxigênio, em Manaus
- Maduro disponibiliza oxigênio para Manaus
- URGENTE: Estoque de oxigênio requisitado administrativamente pela Secretaria de Saúde
- Turistas de Manaus em viagem de van testam positivo para Covid-19 e 7 são internados em São Paulo
- Governo do Amazonas decreta toque de recolher de 19h às 6h
- Polícia fecha casa de swing e festas clandestinas em semana de colapso na saúde do AM
