Padre Sérgio Lúcio criou a novena de São José há 20 anos. Imagens: reprodução/internet

Em setembro, mês em que comemora 20 anos de sua fundação, a Novena de São José Operário terá como celebrante o seu criador, o Padre Sérgio Lúcio, depois 14 anos de sua transferência para a Itália.

Padre Sérgio foi pároco da então Paróquia São José – Centro, de 1999 a 2005, e ficou famoso em Manaus por seus sermões com linguagem simples e motivacionais, além de valorizar músicas animadas e reflexivas durante as celebrações. O sacerdote também era presença constante na mídia manauara, chegando a lançar o programa “A Santa Missa no Seu Lar”, exibido até os dias atuais nas manhãs de Domingo da TV Band Amazonas.

Quando foi anunciada sua transferência para a Itália, houve comoção pública e até mesmo a realização um abaixo-assinado, que reuniu milhares de assinaturas pedindo a permanência do padre. Resignado e em obediência ao seu sacerdócio, o religioso salesiano deixou Manaus para realizar suas atividades pastorais na terra do fundador de sua congregação, Dom Bosco. Anos mais tarde, padre Sérgio atuou em outras localidades brasileiras e atualmente reside em Recife.

Leia também:
+ TV Cultura do AM transmitirá Novena de São José a partir de julho

Celebrada todo dia 19*, a Novena de São José Operário acontecia a princípio no horário de meio-dia, que era chamado de “horário desafio” pelo padre Sérgio Lúcio. Logo, devido ao grande número de fiéis, os horários foram estendidos e a devoção foi aumentando, tomando conta de todo o complexo em que está localizado o Santuário, que compreende além do templo católico, quadras e campos de futebol do oratório salesiano.

Festa de São José Esposo, 2005

Por dois anos consecutivos, a Festa de São José Esposo, celebrada no dia 19 de março, foi considerada o maior evento do Amazonas, em especial quando atraiu quase 180 mil pessoas ao Sambódromo, em 2005. Eventos tradicionais como o Pentecostes, Carnaval, o Boi Manaus e o Carnaboi até hoje não conseguiram superar a marca.

As novenas de São José Operário acontecem às 06h, 09h, 12h, 16h e 19h, sendo esta última uma celebração campal e transmitida ao vivo pela TV Cultura do Amazonas, canal 2.1, em Manaus.

O padre Sérgio Lúcio celebrará as novenas das 06h e 19h no próximo dia 19 de setembro.

O Santuário Arquidiocesano São José Operário fica localizado na avenida Visconde de Porto Alegre, esquina com a Ramos Ferreira, no Centro de Manaus.

https://web.facebook.com/sergiolucio.costa/videos/10220995788831534/

CURTA A FAN PAGE DO PORTAL BEIRADÃO NO FACEBOOK


+ Banda ‘Rosa de Saron’ faz novo show em Manaus, no dia 1 de setembro