A passarela localizada na Avenida Torquato Tapajós, na zona centro-oeste de Manaus, foi liberada nesta quinta-feira (30), para uso dos pedestres. Além do reforço na fundação, a Prefeitura de Manaus informou que também realizou a pintura em todo o guarda-corpo, instalou novas luminárias a LED e corrigiu o fluxo do igarapé dos Franceses, que passa sob a via, com nova contenção e desassoreamento do leito.

A entrega da estrutura foi feita após vistoria final dos serviços pelo secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar, que estava acompanhado da secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio. Tão logo os tapumes foram retirados, a população já começou a utilizar a passagem com mais segurança e conforto.

“Essa obra foi executada depois que uma das escadas da passarela entrou em colapso, por conta do transbordamento do igarapé dos Franceses que passa sob a Torquato Tapajós, ocasionado pelo afunilamento do leito devido a construções irregulares”, explicou Aguiar. “Vale destacar que a plataforma se manteve intacta e, durante as obras, recebeu reforço na base com estaqueamento e toda a revitalização na parte metálica, para que pudesse ser devolvida à população”, completou.

Além de favorecer a travessia segura, a passarela também é essencial para o melhor fluxo de veículos na Torquato Tapajós, como destacou a secretária Conceição Sampaio. “O trânsito a partir de hoje volta a sua normalidade nesse trecho e com mais segurança aos pedestres. É mais uma área revitalizada que a população recebe, seguindo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto”, afirmou.

(Foto: Alex Pazuello/Semcom)

Com a liberação, o jogo semafórico com botoneira e faixas de pedestres instaladas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) próximo à passarela foi desativado, mas a faixa exclusiva da Torquato Tapajós seguirá liberada por conta das obras de construção do Complexo Viário Roberto Campos, na avenida Constantino Nery.

Novas revitalizações

Em parceria com duas empresas locais, outras três passarelas da capital recebem melhorias, conforme a prefeitura, na pintura e manutenção dos corrimões, guarda-corpos, estruturas metálicas e de concreto. Os serviços já foram concluídos na estrutura localizada na Avenida Torquato Tapajós, em frente a uma escola particular, e nos próximos dias serão finalizados nas passarelas das avenidas Djalma Batista e Darcy Vargas.

As melhorias fazem parte da estratégia de recuperação de equipamentos urbanos do “Programa de Adoção de Espaços Públicos de Manaus”, coordenado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe). Além dessas três passarelas, a prefeitura já havia revitalizado outra estrutura na Avenida Djalma Batista, no final de 2018, em parceira com uma escola particular, que também adotou o equipamento para manutenção por cinco anos.

A previsão é de que ainda este ano sejam revitalizadas as passarelas das avenidas Torquato Tapajós, em frente ao Conjunto Santos Dumont; Djalma Batista, uma em frente à rodoviária e outra próxima da Avenida Senador Álvaro Maia; Autaz Mirim; outra na Darcy Vargas; e mais uma na André Araújo, em frente ao parque Cidade da Criança.