Com grande apelo histórico e cultural, o município de Lábrea completou 134 anos neste sábado (7). A cidade foi construída durante o período áureo da borracha, com arquitetura local refletindo suas origens, sendo conhecida como ‘Princesinha do Purus’, seja pelas belas construções históricas, seja pelas suas belezas naturais.

Durante a semana, a Prefeitura Municipal preparou uma extensa programação com exposições de atividades sócio produtivas e atividades culturais de danças, artesanato, poesias, música e teatro. Um moderno complexo esportivo foi entregue à população, para atender às necessidades de crianças, adolescentes e jovens, que passarão a contar com modernos equipamentos para a prática de esportes e lazer saudável.

À noite, na Orla da Cidade, um grande show agitou cerca de 30 mil pessoas, que celebraram o aniversário da ‘Princesinha do Purus’. A banda Free Som e os cantores George Japa, William Marquezin e Rosefram Batista se revesaram no palco, mostrando todo o talento local. A cantora sertaneja Roberta Miranda foi a atração nacional do evento. No seu show, com repertório eclético, além de entoar seus muitos sucessos, a cantora ainda alertrou o público sobre os cuidados para se prevenir contra o coronavírus.

O evento contou com o apoio financeiro do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que destinou R$ 150 mil através de um Termo de Fomento celebrado entre a SEC e o Instituto Numiá de Desenvolvimento Cultural da Amazônia (CNPJ: 06.262.394/0001-32), que atua há mais de 15 anos na difusão da cultura e da educação no AM. O convênio se deu por meio do processo 0001002 – 05/03/2020, processo 020101.000479/2020-SEC/AM, que gerou o Termo de Fomento 029/2020-SEC, conforme os dados de transparência divulgados.

Segundo informações da Prefeitura de Lábrea, foram criados aproximadamente 480 postos de trabalhos temporários para atender a demanda das festividades. O impacto financeiro local será informado nos próximos dias.