Na manhã desta quinta-feira, 8/8, a Prefeitura de Manaus divulgou a operação integrada que vai ser colocada em ação no 63º Festival Folclórico do Amazonas, que inicia nesta sexta-feira, 9/8, às 19h, no Anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste. Até o dia 20 de agosto, trânsito, transporte e a fiscalização de vendedores ambulantes serão intensificados no local do evento.

Considerado uma das manifestações folclóricas mais tradicionais do Amazonas, o Festival Folclórico do Amazonas chega a sua 63º edição pelo terceiro ano consecutivo em um dos principais cartões-postais da cidade, a Ponta Negra. Durante 12 dias, 66 grupos das categorias Prata e Bronze, divididos em 12 modalidades, como quadrilhas, cirandas, cacetinho, tribos, danças nacionais, internacionais e nordestinas, se apresentarão no Anfiteatro. Já a categoria Ouro do Festival Folclórico do Amazonas, em que os bois de Manaus se apresentam, é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

De acordo com o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Márcio Braz, o Festival Folclórico do Amazonas se consagra como um dos mais antigos e tradicionais festivais da região Norte, além de carregar consigo a grande importância para a população manauara e para história da cidade de Manaus.

“Esse é um dos grandes eventos do calendário cultural de Manaus, onde já aconteceram eventos políticos importantes, marcos artísticos, a participação de várias personalidades da cultura da cidade, que já foram jurados nas edições do festival, então é com muita honra que esse festival está sendo realizado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, por mais um ano”, destacou o diretor.

Este ano, atendendo a um pedido dos grupos folclóricos, o tradicional tablado de madeira para apresentações ganha novas dimensões, de 17x20m, com o objetivo de melhorar as performances das danças. “Nessas últimas edições do festival, atendemos a um pedido dos brincantes, que era o resgate do tabladão, um item de pertencimento a eles. Nesta edição, ajustamos, mais uma vez, o tamanho deste formato de apresentação que já é bastante tradicional entre os brincantes e os festivais folclóricos do Amazonas”.

Ao todo, serão 12 dias de festa, com a apresentação dos grupos folclóricos das categorias Bronze e Prata, contemplados pelo edital da Prefeitura. Em 2018, a 62° edição reuniu um público de 60 mil durante os dias de festa.

Os grupos da categoria Bronze iniciarão as apresentações nesta sexta-feira. No total, 18 grupos se apresentarão pela categoria, do dia 9 a 12 de agosto. Já no dia 13, os 48 grupos da Categoria Prata iniciarão suas apresentações, que seguem até o dia 20.


As pessoas também leram: