O sinal de telefonia e internet de algumas operadoras apresenta oscilação em Manaus após problemas em redes de transmissão dos serviços, segundo revendedores de sinais de empresas, nesta quarta-feira (4). Um reparo de infraestrutura próximo a estação de uma operadora, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus e o rompimento de cabos causaram a interrupção nos serviços de internet de diversos clientes de telefonia móvel, banda larga fixa e corporativo.

Segundo um revendedor de sinal de uma empresa provedora em Manaus, que preferiu não se identificar, a operadora realiza o reparo desde a última sexta-feira (29), por volta das 21h. O reparo, que segundo ele era um serviço programado, se estendeu por vários dias e ainda existem atividades sendo realizadas diariamente no local até esta quarta-feira (4).

Em conjunto com o problema da operadora TIM, o revendedor de sinal de telefonia e internet informou ainda que outros problemas com o backbone – “espinha dorsal” que é uma rede principal que interliga as operadoras Tim e Vivo – do Amazonas com o Pará, entre a cidade de Pacajá e Anapú aconteceram.

Outros eventualidades em redes principais utilizadas em parceria com as outras operadoras também aconteceram e causaram oscilações nos serviços para os usuários. No setor é comum que se compartilhe infraestrutura de backbone, segundo o revendedor de serviço de telefonia e internet.

“Para terminar a sequência de eventos, Manaus quase tem apagão de Internet, pois o cabo Manaus – Porto Velho também rompeu próximo ao município de Careiro da Várzea, deixando a Vivo sem o serviço de dados 4G, sem telefonia celular e sem o serviço de banda larga fixa e empresarial”, disse.