O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou hoje (20) que a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 criado em virtude da pandemia do novo coronavírus será antecipada para pagamento a partir de 23 de abril.

A segunda parcela do benefício, que estava prevista para ser paga para trabalhadores informais e participantes do cadastro único no dia 27 de abril, começará a ser paga no próximo dia 23 de abril.

No dia 23 receberão os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. No dia 24, quem nasceu em março e abril, e assim por diante.

Segundo Guimarães, mesmo quem teve algum problema e receba a primeira parcela até quarta-feira (22), vai receber a segunda parcela a partir de quinta (23).

Em duas semanas, a Caixa liberou 24 milhões de pagamentos. Segundo Guimarães, houve 50 milhões de downloads do aplicativo do auxílio emergencial, que tornou-se o aplicativo mais baixado do país, de acordo com o executivo.

Filas de dúvidas

Ao responder perguntas dos jornalistas, Guimarães disse que conhece muitas agências da Caixa, pois as percorreu nos finais de semana ano passado e diz que as filas gigantescas que se formam nas agências do banco em grandes cidades e no interior acontecem porque as pessoas vão ao banco para esclarecer dúvidas.

“Esse movimento é de gente que quer tirar dúvidas. O app elas já têm, a gente demonstrou aqui. Foram 50 milhões de downloads”.

Leia mais sobre este assunto:
+ Errei ao preencher o cadastro do auxílio emergencial. E agora?
+ Ainda em dúvida? Veja o passo a passo de como solicitar o auxílio emergencial
+ R$ 600: Pagamento das três parcelas do auxílio emergencial já tem datas; confira

Seguranças para fora

Segundo Guimarães, os vigilantes da Caixa, por meio de portaria editada pelo Ministério da Justiça, foram autorizados pela Polícia Federal a trabalhar do lado de fora das agências, auxiliando na organização das filas nas agências da Caixa, que estão passando por grande número de acessos.

O governo teme que a procura pelas agências seja muito alta pois os saques em espécie começam dia 27. De acordo com o presidente do banco, há 200 agências prioritárias no interior do Norte e Nordeste do país. Ele anunciou que mais atendentes também foram contratados pelo banco.