Um áudio divulgado em redes sociais causou a maior confusão nos bastidores do Festival de Parintins 2019. O conteúdo polêmico foi repudiado por ambos os bois. O Garantido acusou o Caprichoso de querer desestabilizar seu adversário. O bumbá azul, por sua vez, ameaçou não entrar na arena do Bumbódromo, nos dia 28, 29 e 30 de junho, caso seja comprovada tentativa de fraudar o resultado da festa.

A gravação mostra uma suposta conversa do ex-pajé do Boi Garantido, André Nascimento, com uma pessoa desconhecida. No áudio, André diz que sua saída do cargo no bumbá, assim como a dispensa do ex-amo do boi Tony Medeiros, estava atrelada a um pedido de Armando do Valle à diretoria do Garantido. Na gravação, André diz que precisou sair do cargo “para levar um boi campeão para arena”. No áudio, também há criticas ao novo pajé do Garantido, Adriano Paketá.

Figura conhecida nos bastidores do Festival de Parintins, Armando integra um grupo acusado, em edições anteriores do Festival, de manipulação de resultado. Do Valle já esteve em ambos os bumbás. A última polêmica envolvendo participação do seu grupo foi em 2015, quando vazaram áudios de supostas conversas de diretores do Boi Caprichoso sobre notas que jurados dariam em favor do azul. Naquele ano, o Caprichoso foi campeão.

Ex-pajé confirma voz no áudio, mas afirma que foi montagem

Logo após a divulgação da gravação em redes sociais, o ex-pajé e atual coordenador de itens oficiais do Garantido, André Nascimento, divulgou um vídeo de pronunciamento sobre a polêmica. Ele disse que é a voz no áudio é sua, mas o conteúdo completo da gravação é montado e editado.

“Nesse áudio eu estou narrando o que meu irmão me contou do que falaram pra ele. Não estou afirmando nada. Isso que eu saí do boi por isso e aquilo é uma história mentirosa. Esse áudio está editado, tem montagem. E por ser uma coisa ilegal, já estou acionando meus advogados para processar”, afirmou André Nascimento.

Garantido se solidariza com André e acusa ‘boi contrário’

O bumbá vermelho, por meio do presidente Fábio Cardoso e vice Messias Albuquerque, emitiu nota oficial onde acusou dirigente do Caprichoso da divulgação do áudio montado e disse “que isso expõe o desespero de perdedor do boi adversário”. O Garantido também se solidarizou com André Nascimento e afirmou que apoiará o ex-pajé em processos civis e criminais por ‘fake news’.

Confira a nota:

Caprichoso pede apuração e ameaça não participar do Festival

Já presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, ficou surpreso e revoltado com o áudio que aponta indícios de suposto esquema comandado por Armando do Valle. O bumbá azul também emitiu nota oficial e pediu apuração minuciosa e rigorosa do conteúdo da gravação. O Caprichoso ameaçou não entrar na arena do Bumbódromo, no último final de semana de junho, caso fique provada tentativa de fraudar o resultado do Festival de Parintins 2019.

Confira a nota:

Com informações do SRzd.