(Foto: Arquivo/GDC)

 A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/ALE) notificou, na manhã desta terça-feira (10), as concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus por má prestação de serviço. As empresas deverão comparecer no próximo dia 16, às 11h, à sala da CDC/ALE, no 4º andar da Casa Legislativa, para uma audiência pública, na qual terão de apresentar um cronograma de serviços e um plano emergencial.

De acordo com o presidente da CDC/ALE, deputado estadual João Luiz (Republicanos), nesta segunda-feira (9), a comissão recebeu diversas reclamações sobre oscilação e interrupção, em alguns casos, no abastecimento de água em bairros das zonas centro-oeste e norte de Manaus.

“Fomos informados que dezenas de bairros ficaram sem água na cidade por conta da falta de energia que afetou o sistema da Águas de Manaus, localizado no bairro Alvorada. Isso é um absurdo. A população não pode ser prejudicada pela ausência de um plano emergencial das duas concessionárias. Então, quer dizer, se faltar energia por uma semana, também ficaremos sem água porque as empresas não trabalham com um plano B?”, indagou o parlamentar, ao acrescentar que os serviços de água e energia são tidos como essenciais e não podem ser interrompidos. “A população paga pelo serviço e precisa ser respeitada. Por isso, vamos cobrar maior efetividade e qualidade na prestação desses serviços”, afirmou.

João Luiz ressaltou, ainda, que é obrigação das concessionárias buscar outras vias para evitar a descontinuidade dos serviços. “As empresas devem abrir um canal de comunicação entre elas, no qual sejam informados os cronogramas de serviços. Assim, a Águas de Manaus, ciente do problema da Amazonas Energia, poderia acionar seu plano emergencial, evitando a descontinuidade do serviço. Temos certeza que isso minimizaria, e muito, os prejuízos à população e às próprias concessionárias”, disse.

A empresa Águas de Manaus enviou uma nota. Confira:

Manaus, 10 de março de 2020 – A Águas de Manaus informa que monitora o sistema de abastecimento da cidade 24h por dia a partir de seu Centro de Controle Operacional (CCO). Diante de qualquer ocorrência de falta de energia nas estações de produção de água, reservatórios ou outras unidades do sistema, a Amazonas Energia é acionada imediatamente, através de um canal direto com o Centro de Operação Integrado (COI), para solucionar eventuais problemas e minimizar o impacto na população.

Além disso, a Águas de Manaus vem buscando estreitar seu relacionamento com a concessionária de energia elétrica, para agir com maior eficiência em casos desse tipo e diminuir os prazos de atendimento. Sobre os acontecimentos desta semana, que impactaram boa parte da cidade, a empresa informa que foram situações pontuais e imprevisíveis, que contaram com ação imediata para o restabelecimento dos sistemas impactados. O sistema do Alvorada atende as zonas Centro-Oeste e Norte da cidade. A ausência de energia neste sistema, mesmo que por pouco tempo, impacta o abastecimento de uma extensa região. Por isso, o tempo de recuperação é longo. A concessionária de água está empenhada em normalizar o abastecimento de água nos locais onde os moradores informam instabilidade no serviço e averiguando caso a caso quando necessário.

A concessionária reforça o seu compromisso com a cidade, agradece a compreensão da população e destaca que qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.

Além da Água de Manaus e Amazonas Energia, também participará da reunião um representante da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).