Nesta segunda-feira (15/06), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) retorna com os exames de direção para a categoria B. Como parte do protocolo de saúde adotado pelo órgão, todos os examinadores realizaram o teste rápido para covid-19 na última sexta-feira (12/06).

Há quase três meses, os exames de direção estavam suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus. A partir de segunda, serão realizados 140 exames por dia.

Todas as medidas sanitárias e de distanciamento serão adotadas pelo Detran-AM, como a higienização dos veículos e o uso de um macacão especial para os examinadores, bem como, a utilização de luvas, máscaras de proteção e viseira.

Assim como no atendimento, na sede do órgão, os exames foram agendados com intervalos maiores para dar tempo dos veículos serem higienizados.

Nesta segunda-feira, os Centros de Formação de Condutores (CFCs), conhecidos popularmente como autoescolas, reabrem para serviços administrativos. As aulas teóricas só retornam no dia seis de julho, no quarto ciclo de reabertura dos estabelecimentos não essenciais. 

Sistema de Telemetria – Os exames da categoria B retornam com uma novidade que será oficialmente lançada no meio da semana. As avaliações irão contar com um sistema de telemetria em todos os 280 veículos das autoescolas da capital.

Este novo sistema começou a ser implantado ainda no ano passado e, desde então, vem sendo testado no Complexo de Exames de Direção Veicular (CEDV), no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. A telemetria dará mais segurança na avaliação tanto para o aluno quanto para o examinador.