FOTOS: DIVULGAÇÃO/DETRAN-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) lançou, nesta sexta-feira (03/04), um novo canal de atendimento ao usuário. Essa é mais uma ferramenta tecnológica para tentar suprir as dúvidas das pessoas nesse período de suspensão das atividades presenciais do Órgão.

O novo serviço estará disponível por meio do telefone 99471-4085 e será feito totalmente por um mecanismo automatizado de atendimento. Por esse motivo, ele só aceita contato pelo aplicativo de mensagem WhatsApp.

“O chatbot nada mais é que uma ferramenta desenvolvida a partir de inteligência artificial que consegue responder as principais dúvidas por um canal de comunicação simples, que já é de conhecimento de todos”, explicou Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM.

A ferramenta não seria lançada agora, pois a ideia era primeiro integrá-la aos outros serviços do Detran-AM, como Detran Digital (www.digital.detran.am.gov.br). Porém, em virtude da suspensão do atendimento presencial de todos os serviços não essenciais do Governo do Amazonas, por causa da evolução do Coronavírus no Estado, houve a necessidade da ativação de mais esse serviço para a população.

“Mais uma vez, o Detran-AM saí na frente, no aspecto tecnológico, para que o usuário possa ser bem atendido e, especialmente neste período, possa ter as principais dúvidas de atendimento respondidas”, reforçou Rodrigo de Sá. 

Autoatendimento – O chatbot, ou robô de atendimento, é de fácil utilização e, tem como diferencial, a interatividade, como explicou Renato Santos, que é gerente técnico da empresa de tecnologia responsável pela implantação da ferramenta. 

“A interatividade dos menus é um dos principais diferenciais. O usuário vai conseguir navegar por todos sem a necessidade de sempre voltar ao menu inicial. Além disso, a plataforma nos permite agregar vídeos, áudios, imagens, arquivos  PDFs e links”, explicou.

Próxima etapa – Essa é apenas a primeira fase do serviço. A equipe técnica já está trabalhando para a integração da ferramenta com o sistema de serviços digitais do Detran-AM e da rede de hotspot (rede wif-fi grátis) que vem sendo implantada nas unidades do Órgão em Manaus.

Quando estiver 100% implementado, a ferramenta também vai estar disponível em forma de atendente virtual diretamente no site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br). Dessa maneira, o usuário vai poder realizar diversos atendimentos sem precisar ir presencialmente ao Órgão.