Becky, amiga cadeirante da Barbie. (Foto: Divulgação)

No dia 9 de março, a boneca Barbie vai fazer 60 anos e parece que os brinquedos vão trazer ainda mais representatividade a partir deste ano. Como parte da comemoração, a Mattel, empresa detentora dos direitos da marca, deve lançar bonecas com deficiência física.

As informações foram dadas pela diretora geral e vice-presidente sênior da Barbie, Lisa McKnight, em entrevista à Universa.

“Teremos bonecas com deficiências físicas, com prótese na perna e com cadeira de rodas. Estamos muito animados com esses lançamentos”, explicou Lisa.

Segundo McKnight, a marca está muito atenta às diversidades e por isso têm investido em bonecas com cabelos crespos, cacheados, coloridos, negras e plus size. Apesar disso, essas últimas ainda são criticadas por não representar verdadeiramente as mulheres gordas.


Barbies da linha Fashionistas. (Foto: Reprodução)

Outra preocupação da empresa é a representação de mulheres reais, e tem trabalhado com o conceito “Shero“, homenageando mulheres inspiradoras ao transformá-las em bonecas.


Barbie representa diversas profissões (Foto: Divulgação)

Para isso, no aniversário da boneca, a empresa vai realizar no maior evento do segmento do mundo, celebrando a diversidade das bonecas. “Vamos celebrar muitas mulheres ao redor do mundo com bonecas. Além disso, teremos uma ação na qual vamos convidar garotas a dividir seus sonhos de ser a primeira em alguma coisa. Mesmo que as meninas estejam vendo mais mulheres como exemplos, perseguindo carreiras em que não tínhamos espaço antes, ainda há muito a fazer. Ainda há muitas primeiras vezes para meninas e mulheres”.

Foto: Marta Alencar / Instagram