Manaus/AM – O ex-deputado Orlando Cidade está na mira de uma operação da PF deflagrada na manhã dessa quarta-feira (10), na cidade de Manacapuru, no interior do Amazonas. Segundo a PF, Orlando é suspeito de participar de um esquema criminoso que pagava propina a servidores para permitirem a extração de madeira ilegal no estado.

A ação é mais uma etapa da operação “Arquimedes”, e tem como alvo o ex-deputado estadual, Orlando Cidade. A PF realiza três mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em um condomínio, na zona Oeste da capital, e no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

Uma cooperativa de piscicultores, agricultores, produtores rurais e extrativistas, que fica na região metropolitana de Manaus também está envolvida na operação. Segundo a PF,  o ex-deputado é apontado como um dos responsáveis pela cooperativa.

Segundo investigações da PF, quando exercia o cargo de deputado, ele atuou em favor de irregularidades cometidas pela empresa que movimentaria um esquema de pagamento de propina a servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Eles trabalhavam para a obtenção de vistorias fraudulentas.