Uma imagem dos alunos de enfermagem de uma universidade particular estagiando na Fundação de Medicina Tropical “Doutor Heitor Vieira Dourado”, viralizou nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (16). O Fórum Amazonas de OSC IST HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS emitiu uma nota de repudio.

Leia a nota:

“O Fórum Amazonas de OSC IST HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS e Tuberculose vem a público através desta, repudiar a forma desrespeitosa, pejorativa e preconceituosa que alguns estudantes de Enfermagem da Faculdade UNINORTE postaram em suas redes sociais, todos mascarados (diga-se cobrindo-se completamente) por estarem indo estagiar na Fundação de Medicina Tropical Heltor Vieira Dourado, demonstrando medo e passando terrorismo para a sociedade, assim reforçando o estigma já vivido diariamente, além do preconceito para com as Pessoas que vivem com HIV AIDS.

O Amazonas está próximo do número de 20 mil pessoas que vivem com HIV e sempre nas primeiras posições quando se trata de novas infecções e mortes por AIDS. Combatemos atitudes como essa há mais de 35 anos, e que se perpetuam através daqueles que são os que primeiro deviam nos cuidar, já que o cerne da profissão da enfermagem é o cuidado. Mas tristemente vemos atitudes como essas que, impedem que pessoas tenham informações corretas, e deixem de se testar ou tratar, já que o HIV/AIDS ainda nos dias de hoje é visto como sentença de morte! Lamentamos essa atitude de futuros profissionais.”

A Fundação Tropical é atualmente considerada centro de referência nacional e mundial para o tratamento de enfermidades tropicais.

Fonte: Observatório Manaus

Leia também: