Uma imagem dos alunos de enfermagem de uma universidade particular estagiando na Fundação de Medicina Tropical “Doutor Heitor Vieira Dourado”, viralizou nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (16). O Fórum Amazonas de OSC IST HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS emitiu uma nota de repudio.
Leia a nota:
“O Fórum Amazonas de OSC IST HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS e Tuberculose vem a público através desta, repudiar a forma desrespeitosa, pejorativa e preconceituosa que alguns estudantes de Enfermagem da Faculdade UNINORTE postaram em suas redes sociais, todos mascarados (diga-se cobrindo-se completamente) por estarem indo estagiar na Fundação de Medicina Tropical Heltor Vieira Dourado, demonstrando medo e passando terrorismo para a sociedade, assim reforçando o estigma já vivido diariamente, além do preconceito para com as Pessoas que vivem com HIV AIDS.
O Amazonas está próximo do número de 20 mil pessoas que vivem com HIV e sempre nas primeiras posições quando se trata de novas infecções e mortes por AIDS. Combatemos atitudes como essa há mais de 35 anos, e que se perpetuam através daqueles que são os que primeiro deviam nos cuidar, já que o cerne da profissão da enfermagem é o cuidado. Mas tristemente vemos atitudes como essas que, impedem que pessoas tenham informações corretas, e deixem de se testar ou tratar, já que o HIV/AIDS ainda nos dias de hoje é visto como sentença de morte! Lamentamos essa atitude de futuros profissionais.”
A Fundação Tropical é atualmente considerada centro de referência nacional e mundial para o tratamento de enfermidades tropicais.
Fonte: Observatório Manaus
Leia também:
- ‘Aquilo ali não é nossa seringa’, diz David Almeida sobre suposta vacina contra coronavírus na Miss Amazonas
- Miss Amazonas posta vídeo tomando vacina e causa revolta nas redes sociais
- ‘BBB 21’: veja quem são os participantes do ‘Big Brother’ em 2021
- Luciano Hang é internado em SP com covid-19
- Secretarias de Educação suspendem serviço de matrículas
- Saiba quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra Covid