Fontes da Baixa de São José, reduto do Boi-Bumbá Garantido, em Parintins (AM), disseram ao Portal Beiradão que o retorno do cantor David Assayag à agremiação não significa a substituição do atual titular do ítem 02 (levantador de toadas) Sebastião Jr. “A idéia do (Antônio) Andrade (presidente do Garantido) é ter dois levantadores de toada, até porque o regulamento não proíbe. Na visão dele, o Garantido fica forte no ítem 02 com as duas maiores potências vocais do festival”, revelou.

O Boi-Bumbá Garantido ainda não se manifestou oficialmente. Mas, já trabalha nos bastidores para a formação da ‘dupla’ de levantadores de toadas e até mesmo de uma trinca, “com a possiblidade do Edilson (Santana) também virar um dos levantadores”, explica a fonte ligada ao boi vermelho.

Apesar das negativas de uma negociação entre o Garantido e Assayag, o presidente do Boi-Bumbá Caprichoso, Jender Lobato, se manifestou nas redes sociais já tratando David como ex-levantador de toadas. Ele anunciou que, pela primeira vez na história, uma mulher poderá assumir o posto de levantador(a) de toadas.

+ David Assayag deixa o Caprichoso e substituta do ítem 2 pode ser uma mulher

Outra possibilidade, asseguram as fontes, é que com a inevitável saída do atual apresentador do Garantido, Israel Paulain, com boas chances de ser eleito prefeito do município de Nhamundá, a diretoria seja ‘obrigada’ a mudar a configuração do bumbá na arena. Assim, os planos da atual gestão é formar uma “trinca de ases” para o festival de 2021, com David Assayag como levantador de toadas, Sebastião Jr como apresentador e Edilson Santana como amo do boi.

________________________
Por Michael Stéfanni (Agência KRN Promo/Beiradão)