Uma imagem que circula em redes sociais mostra corpos de duas pessoas que faleceram no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro Galileia, na Zona Norte de Manaus, colocados a céu aberto, neste domingo (26). Segundo familiares, os corpos são de pessoas que morreram durante a manhã e foram deixados na frente do necrotério. A diretoria da unidade de saúde disse que a imagem “foi feita no momento em que a equipe levava os corpos ao necrotério onde aguardariam a retirada pelas famílias”.

Wilson Ribeiro, de 35 anos, informou ao G1 que a mãe estava internada no SPA e faleceu durante a manhã. Enquanto resolvia os documentos na unidade de saúde, o corpo dela foi colocado na parte de fora do necrotério, a céu aberto. Quando foram até o necrotério, viram que o corpo estava no sol.

“Estava um sol quente aí e deixaram lá mesmo. Eles deixaram dois corpos. O da minha mãe e o da sogra de outro rapaz que estava aqui. Não tinha nem ninguém aqui no necrotério. Não fica nem ninguém. Só tinha duas pessoas dentro e colocaram a minha mãe e a outra senhora lá fora. Só foram tirar depois que fomos reclamar. Parece que pensam ‘morreu, vamos colocar aí e pronto'”, disse Ribeiro.

Ribeiro lembrou que a mãe havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), há cerca de 20 dias, e foi internada no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na Zona Leste de Manaus. Enquanto estava internada, ela foi diagnosticada com pneumonia, segundo o filho.

“Quando foi sexta-feira (24), ela teve alta e fomos para casa. Depois de um tempo, ela passou a sentir incômodos e decidimos trazer ela para o SPA e não para o hospital novamente. Ela estava em uma sala rosa com várias outras pessoas com outras doenças. Quando foi de manhã, ela teve uma parada cardíaca e não resistiu. Foi quando aconteceu isso com ela”, lembrou.

Por meio de nota, a direção do SPA Eliameme Rodrigues Mady informou ao G1 que a unidade recebeu uma demanda alta de pacientes com síndromes respiratórias e que quatro pacientes foram a óbito, neste domingo (26).

“A direção explica que imagem que circula na internet foi feita no momento em que a equipe levava os corpos ao necrotério onde aguardariam a retirada pelas famílias”, informou a direção da unidade de saúde na nota, sobre a imagem que circula em redes sociais.

LEIA AGORA | as notícias mais vistas e compartilhadas no Brasil: