Manaus – Considerado estratégico por políticos amazonenses de alto coturno, o cargo de superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no AM) será ocupado pelo militar da reserva do Exército Brasileiro, Marcus Vinícius Melo Neto.

A nomeação foi publicada nesta sexta-feira, 12, no Diário Oficial da União (DOU). No mesmo ato, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, exonerou o engenheiro José Fábio Porto Galvão, que segundo informações internas do órgão, era apadrinhado pelo ex-senador Alfredo Nascimento (PR).

DNIT-AM sofreu com escândalos eleitorais

Em julho de 2018, a partir de informações e conteúdos apresentados por uma entidade da sociedade civil – o Instituto Amazônico da Cidadania (IACi), o Ministério Público Eleitoral no Amazonas entrou com representação por conduta vedada a agentes públicos contra o deputado federal e ex-ministro dos transportes Alfredo Nascimento (PR) e o ex-superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (Dnit), José Fábio Porto Galvão.

Eles são acusados de promoção pessoal em favor do pré-candidato Alfredo Nascimento, por meio de publicações de vídeos em rede social, nos quais associam diretamente à figura do político a instalação de câmaras frigoríficas, distribuição gratuita e custeada pelo poder público de gelo aos pescadores e armazenamento de pescado em municípios do interior do Amazonas.

Em outubro do ano passado, às vésperas das Eleições, centenas de santinhos, cartazes, praguinhas e materiais de campanha de quatro candidatos foram encontrados dentro de uma caixa de papelão na sala da Unidade Local do Castanho, na sede do DNIT-AM. Uma equipe do TRE-AM apreendeu o material.

Apreensão ocorreu na noite desta quinta-feira (4)

Apreensão ocorreu na noite da quinta-feira (4), às vésperas das Eleições.

O Ministério Público Eleitoral no Amazonas (MP Eleitoral) representou contra o chefe da UNIT/Castanho, do DNIT-AM, e os candidatos. O MP Eleitoral pediu a condenação e o pagamento de multa de R$ 106 mil aos envolvidos.