Um casal foi detido suspeito de meus-tratos contra nove filhos, com idades entre dois meses e 16 anos, nesta sexta-feira (26), no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus. De acordo com a polícia, os pais são suspeitos de praticar o crime de exploração a mendicância, por forçar os filhos à pedirem dinheiro em semáforos da cidade. Os filhos foram encaminhados para abrigos por conta da suspeita de maus-tratos dos pais.

De acordo com o coordenador geral do Conselho Tutelar, Chiquinho Amaral, equipes do órgão foram até a casa da família após uma denúncia ser feita na Secretaria Municipal de Assistência Social. O conselheiro tutelar informou que os pais ficavam com os filhos em via pública, próximos à semáforos, para conseguir dinheiro.

Ainda conforme o Conselho Tutelar, os pais têm nove filhos, contra quem costumavam praticar o crime. Entre eles, um bebê de dois meses e uma adolescente de 16 anos, que também já tem um filho de 2 anos.

O coordenador geral do conselho tutelar informou, ainda, que as crianças foram encontradas em situação de maus-tratos, com doenças de pele. Elas foram retiradas do lar e serão levadas para abrigos, onde a Justiça deve determinar a situação deles.

Com apoio da Polícia Militar, o Conselho Tutelar da Zona Oeste conduziu os pais dos menores para a Delegacia Especializada em Crimes Contra Criança e Adolescente (Depca), no início da tarde. Eles foram autuados pelo crime de maus-tratos. A delegada titular da Depca, Joyce Coelho, informou que a denúncia de exploração à mendicância também será apurada pela delegacia.