O juiz da 14ª Vara Civel do Tribunal de Justiça do Amazonas determinou que o Jornal A Crítica retirasse da internet comentários do apresentador Sikêra Junior sobre a morte do engenheiro Flávio Rodrigues, caso que envolve um enteado do prefeito Arthur Neto. A determinação atende um pedido da primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko.

Segundo a decisão do juiz, que tem caráter liminar (pode ser revertida), os comentários feitos pelo apresentador do programa Alerta Amazonas “ultrapassaram os limites do direito à informação, de maneira que adentraram à esfera dos direitos de personalidade”.

Censura

Segundo informações de jornalistas ligados a portais, vários sites de notícias estariam sendo notificados pelos advogados da primeira-dama, sob o argumento de que a veiculação das matérias do “Caso Flávio” ofende a “honra, dignidade, o nome e a imagem” do prefeito Arthur Neto.

Além do Portal A Crítica, o site “Isso é Amazonas” também recebeu notificação extra-judicial com ameaça de acionamento da justiça por parte de Valeiko. “Abrimos o espaço para o DIREITO DE RESPOSTA, bem como a retirada da matéria específica solicitada na notificação extra judicial. Mas, não vamos atender a sua intenção em calar o nosso site, impedindo a publicação de notícias futuras sobre o Caso Flávio, nós vamos a partir de hoje nos concentrar no andamento desse caso”, respondeu por meio de nota o diretor do “Isso é Amazonas”, Eric Lima Barbosa.

Apesar da liberdade de expressão e o compromisso em levar a informação para toda a população serem premissas dos veículos de comunicação, esse direito acaba sendo cerceado. O artigo 220 da Constituição Federal de 1988, estabelece que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”.

Sikêra Junior

O apresentador Sikera Junior, comentou sobre a decisão do juiz da 14ª Vara Civel do Tribunal de Justiça do Amazonas que determinou que a Rede Calderaro de Comunicação, retirasse da internet os comentários feitos pelo apresentador sobre o caso envolvendo a morte do engenheiro Flávio Rodrigues.

Veja o vídeo: