O governador Wilson Lima (PSC) publicou um vídeo em seu perfil pessoal no Instagram, na manhã deste sábado (16), onde aparece na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), na Zona Sul de Manaus, recebendo 1 milhão de doses da vacina. O primeiro lote de vacinas contra a gripe H1N1 enviado pelo Governo Federal para a campanha de vacinação no Amazonas já chegou ao Estado.

O ministro da Saúde havia afirmado ao prefeito Arthur Neto (PSDB), ontem (15), durante encontro em Brasília, que o primeiro lote deveria ser enviado à capital amazonense ainda nessa sexta-feira. Quando anunciou a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe no Amazonas, Bolsonaro disse que a Força Aérea Brasileira (FAB) ajudaria na entrega das vacinas para o Estado.

Campanha

Em Manaus, a campanha de vacinação começa na próxima quarta-feira (20), para o
grupo prioritário que são: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; a população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e professores da rede pública e privada .

Já no interior, as cidades da Região Metropolitana serão as primeiras a receberem as vacinas, conforme a Susam, por conta da facilidade de acesso. A distribuição para os municípios interioranos deve ser feita com apoio da Casa Militar do Governo do Amazonas e das Forças Armadas.

Governador Wilson Lima (Reprodução/Instagram)