Essa imagem de fumaça natural e incêndios em vários estados do Brasil, incluindo Amazonas, Mato Grosso e Rondônia foi coletada pela NOAA / NASA's Suomi usando o instrumento VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite) em 20 de agosto de 2019. Foto: NASA

Imagem feita por satélite da Nasa no dia 20 de agosto mostra a gravidade das queimadas na Amazônia. É possível ver uma densa camada de fumaça sobre os Estados de Rondônia e Amazonas, principalmente. Segundo a agência do governo dos Estados Unidos, a fumaça acinzentada no mapa é resultado das queimadas que atingem a região amazônica desde o fim de julho. A fumaça formou um corredor sobre a Amazônia e está se espalhando pelo Brasil.

“O moderado espectrorradiômetro de imagens de resolução (Modis) do satélite Aqua capturou as imagens de vários incêndios ocorridos nos estados de Rondônia, Amazonas, Pará e Mato Grosso, ao longo de agosto”, ressalta a agência espacial.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de queimadas saltaram 82% entre janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2018.

Ainda de acordo com a agência, a parte do mapa de cor cinza ou de tonalidade semelhante à cor cinza representa a fumaça de incêndios. As nuvens são os pequenos pontos brancos.

Leia também: