Foto: Divulgação

Cerca de R$ 150 milhões serão injetados na economia neste fim de ano com o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais, segundo o Governo do Amazonas. Cerca de 80 mil funcionários receberão a segunda parcela a partir desta quinta-feira (19).

Além de aquecer a economia e movimentar o comércio neste fim de ano, o cumprimento do pagamento deve gerar impacto positivo na arrecadação e, ainda, propiciar um efeito multiplicador, segundo projeções da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Os primeiros a receber, segundo o governo, são os servidores dos grupos 1 e 2, abrangendo aposentados, pensionistas, policiais militares, bombeiros, servidores da capital e do interior da Susam e Seduc, servidores do interior da Sefaz, Idam, Sepror, SNPH, UEA, Seap e Adaf.

Nesta sexta-feira (20), deve ser efetuado o pagamento para os demais servidores, que fazem parte do grupo 3.

1ª parcela

O Governo do Amazonas efetuou o pagamento da primeira do 13º salário do funcionalismo estadual nos dias 21 e 22 de novembro. Ao todo, após o pagamento da segunda parcela, terão sido injetados R$ 430 milhões na economia.

O pagamento mensal dos servidores também obedece a esta divisão de grupos, sendo feito sempre em dois dias distintos, até o 5º dia útil de cada mês subsequente. O novo calendário de pagamentos do funcionalismo estadual para 2020 será divulgado oficialmente no Diário Oficial do Estado.