Quem mora na capital de Amapá, próximo à sede da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), fica curioso com a sinalização de parada pintada no asfalto. As letras em três cruzamentos da Rua Minas Gerais foram alteradas para “PERA”.

A iniciativa é da própria CTMac, que busca conscientizar motoristas a respeitarem e serem mais atentos às regras de trânsito, utilizando linguagem regional. “Pera” significa “espere”.

A brincadeira tem o mesmo intuito de outras já feitas pela cidade, como a faixa de pedestres em 3D e a faixa de pedestres colorida, em apoio à parada LGBT.

Prefeitura demonstrou apoio à diversidade através das faixas de pedestres — Foto: Alessandra Lameira/CTMac

Foram 4 sinalizações com “PERA” em um trecho da Rua Minas Gerais e uma dentro da própria companhia. O diretor-presidente da CTMac, André Lima, ressalta que a intervenção busca dar mais leveza às regras de trânsito, enaltecendo o vocabulário popular, presente na cultura do dia a dia.

Cirilo Cardoso e família gostaram da faixa de pedestre em 3D — Foto: Rita Torrinha/G1

“Esse tipo de ação já ocorreu no interior do Pará também e busca dar uma ‘sacudida’ na população e, ao mesmo tempo, descontrair um pouco, enfatizando nossa linguagem popular, sem deixar de passar a mensagem de que é importante prestar mais atenção no trânsito”, explicou.

De acordo com a CTMac, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não reconhece sinalizações que estejam fora do padrão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Apesar de termos feito a brincadeira, colocamos placas em todos os cruzamentos com as pinturas, com a escrita de forma correta, conforme prevê o CTB, e é a sinalização que é válida para as questões de trânsito, de forma legal”, finalizou.