Nesses dias de quarentena por conta do novo coronavírus, fazer chamada de vídeo em grupo tem sido uma das alternativas pra quem quer aliviar o isolamento ou até mesmo pra quem precisa dessas ferramentas, sites e aplicativos pro home office.

Embutido em mensageiros ou não, há uma variedade de aplicativos que permitem a chamada de vídeo. Alguns são focados na chamada entre duas pessoas, enquanto outros permitem que um grupo todo se reúna online até para compartilhar a tela. 

Precisou de uma videochamada? Nesse post listamos 15 (quinze) das mais conhecidas que já usamos e que são gratuitas (ao menos durante a quarentena) pra você fazer uma reunião de trabalho ou organizar um bate-papo com os amigos virtualmente!

1. ZOOM CLOUD MEETINGS

Esse tem sido uma das ferramentas mais populares durante a quarentena. Disponível em aplicativos para Android e iOSa melhor versão mesmo é a para desktop, quando você consegue visualizar todos que estão na reunião simultaneamente.

Zoom Cloud Meetings (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

A versão gratuita tem limite para até 100 pessoas simultâneas e chamada de vídeo em grupo de até 40 minutos. Mas quando encerrada, você pode iniciar uma nova no mesmo momento. Nós já publicamos um post com dicas de como usar o Zoom, vale conferir.

2. WHATSAPP

É o clássico e mais utilizado dos mensageiros para smartphones, inclusive para videochamadas (como baixar). Mas o WhatsApp tem um ponto negativo quando comparado aos demais, já que tem limite de apenas quatro participantes no grupo.

Videoconferência no WhatsApp (Foto: Divulgação)
Divulgação

Para montar um grupo, basta ir no perfil de um amigo e iniciar uma chamada de vídeo. Depois, no canto superior da tela, há a opção para adicionar outros dois usuários à videochamada.

Infelizmente a versão web do WhatsApp não suporta as conferências, então você precisará de um emulador caso deseje.

3. SKYPE PARA CHAMADA DE VÍDEO EM GRUPO

Outra ferramente muito conhecida, tem versões para AndroidiOS e computadores. Uma vantagem é a possibilidade de organizar uma chamada de vídeo em grupo no próprio navegador do seu desktop, sem necessidade de aplicativos.

Chamada de vídeo em grupo no Skype (Foto: Divulgação)
Divulgação

As chamadas online são gratuitas e a videoconferência pode ter até 50 pessoas simultaneamente. Para usar, vá em Chamadas e selecione “nova chamada”, os participantes que deseja e é só começar.

4. HANGOUTS

Durante a pandemia do novo coronavírus, o Google liberou a versão premium do aplicativo para quem precisa trabalhar em casa ou organizar chamada de vídeo em grupo de amigos. O número de usuários simultâneos é de até 250 pessoas.

Hangouts do Google (Foto: Divulgação)
Divulgação

O aplicativo está disponível para AndroidiOS, na versão online ou no aplicativo para dektop.

5. HOUSEPARTY

Febre entre os adolescentes nesses dias de quarentena, o aplicativo está disponível para Android e iOS. Além de chamada de vídeo em grupo, também traz alguns jogos como quiz e desenhos.

Houseparty(Foto: Divulgação)
Divulgação

Como o próprio nome já diz, você pode organizar sua “festa em casa” e chamar até oito pessoas para participar.

 6. Facebook Messenger

Se precisar de mais pessoas, o Facebook Messenger permite a conexão com até 50 em uma chamada de vídeo, desde que estejam todos em um mesmo grupo. Funciona no aplicativo para Android, iOS ou na web (usando os navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox).

chamada de vídeo do facebook messenger

7. Instagram

O Instagram permite que até seis pessoas conversem em uma videoconferência pelo Direct, no aplicativo para Android e iOS. Não é necessário que uma siga a outra, mas depende que a outra tenha configurado corretamente as notificações para receber solicitações de bate-papo ao vivo de qualquer um.

8. FaceTime

No FaceTime, para dispositivos Apple com iOS ou macOS (iPhone, iPad, iPod touch, Mac) é necessário ter o número de telefone ou e-mail que o contato usou para se registrar no FaceTime. As chamadas de vídeo podem ser feitas com até 32 pessoas desde que a versão do iOS seja a 12.1, no mínimo. Para quem tiver com uma versão inferior, videochamada será apenas entre duas pessoas.

9. Google Duo

O Duo é um app do Google focado em videochamada. Permite que até 12 pessoas se reúnam na conversa. Pode ser usado tanto em navegadores quando baixado para Android e iOS. Só é necessário ter o número do contato para o qual deseja ligar, desde que ele também use o Duo.

google duo videochamada

10. IMO

Imo é um aplicativo de chat para Android e iOS que também oferece chamada de vídeo, semelhante ao funcionamento do WhatsApp. Inclusive, é preciso adicionar as pessoas pelo número de telefone, já que a conta é criada por esse meio também. Há opção de chat em grupo, porém o Imo não especifica o limite de usuários para uma conferência.

11. Viber

Semelhante ao WhatsApp e Imo, o Viber também vincula o número de telefone para criar uma conta ou adicionar contatos. Por outro lado, é mais limitado, pois só permite a chamada de vídeo entre duas pessoas. Há aplicativos para Android, iOS, Windows, macOS e Linux.

12. JusTalk

Com aplicativos para iOS e Android, o JusTalk permite que até 50 pessoas se reúnam em uma chamada de vídeo pelo celular. Permite a gravação da chamada. É necessário criar a conta para obter o JusTalk ID. Há um plano premium que remove anúncios e permite gravações de maior qualidade.

13. WeChat

O WeChat é outro mensageiro que permite criar chamadas em vídeo com um grupo de até nove pessoas. Os contatos podem ser adicionados pelo número de telefone ou ID do WeChat, algo como é feito no Telegram. Além dos aplicativos para os principais sistemas operacionais, o WeChat pode ser usado também na web.

14. Discord

O Discord é bem conhecido entre jogadores e grupos de estudo. A chamada de vídeo pode ser feita com até 10 pessoas e todas podem compartilhar a tela ao mesmo tempo. Há aplicativos para Windows, macOS, iOS, Android e Linux. Todas precisam de uma conta para acessar a plataforma.

discord / divulgação

15. Snapchat

Snapchat, o aplicativo que deu luz ao formato de Stories, ainda está vivo e permite a chamada de vídeo em um grupo de até 15 pessoas. Disponível para Android e iOS, basta ter uma conta na plataforma para conseguir fazer as conferências. Não há compartilhamento de tela, mas os usuários podem usar os filtros e lentes do app durante a reunião.

LEIA AGORA | as notícias mais vistas e compartilhadas no Brasil: